segunda-feira, 21 de março de 2011

Monte Megido como Rota Dominante

                                                                           
         Esta é a grande estrada nacional, que foi seguida pelos exércitos do Egipto, Assíria e Babilónia, nas suas ruas, havia constantes guerras e pode ser correctamente descrita, como uma das primeiras rotas do mundo. Na entrada da Palestina, através do Portão Sírio, passando por Damasco e atravessando a Ponte das Filhas de Jacob, que situava-se em uma barragem de basalto, em uma pequena parte do Lago da Galileia. Esta ponte, oscilava para sudoeste, sendo uma via de passagem para o Megido, situado na Planície Costeira, então através, passando por Lydda, e Gaza até o Portão Costeiro, que leva ao Egipto. Esta estrada, as vezes é chamada “O Caminho do Mar” (Isaías 9:1).
         Existem também rotas secundárias: a rota do Mar Vermelho, que passa por Beersheba (a sul), ao norte tem a rota de Hebrom, Belém, Jerusalém, Betel, Gibea de Saúl, Ramá, Mispá, Siló e Siquém.
A partir de Siquém, a rota fica um pouco confusa, devido a grande complexidade da estrutura e relevo, mas a estrada principal continua para norte, através de Samaria. Existe também, a auto-estrada do rei, que foi utilizada quando os israelitas vieram do Egipto. Estas são as rotas secundárias do interior do país.