O último dos três grupos de planícies do lado ocidental do Jordão, consiste na Planície de Esdraelon e o Vale de Jezreel, somente duas podem ser consideradas, que estão inteiramente dentro do território judeu. A aquisição desta zona tinha como objectivo criar os limites do Reino do Norte.
A expansão da planície é sustida com aluvión, para o observador casual, parece estar no mesmo nível, mas de facto, descende gradualmente cerca de 330 pés sobre o nível do mar, perto de Djenim, alguns 80 pés , no ponto em que Kishon , deixa a planície a noroeste. Esta descida lenta é interrompida no centro, pela linha da terra alta e fina, o mais simples aumento, erguendo o nível, não mais que 100 pés , formando um ângulo perpendicular, desde do cume de Tel Adashim, até a base do triângulo no Megido. A encosta da faixa se levanta tão gradualmente, que não é claramente visível do chão, ficou mais evidente por uma linha branca de casas israelitas, construída ao longo do cume. Essa onda na superfície do nível da planície, é o resultado da actividade vulcânica, que tem desviado o curso de Kishon para norte.
Jezreel, não é a única rota dentro de Esdraelon, existe também a importante estrada da planície de Aser, que foi guardada pelo Haroshet dos gentios, então existe uma linha de cidades desde Accho até Bethshean, fazendo o que é único na geografia palestiniana, uma rota que atravessa a planície desde o mar até o Jordão. A terra está a 350 pés e os desvios são suaves em toda a parte, com vantagens relativamente acrescentadas, com fácil acesso a um planalto oriental. A importância deste corredor, por conseguinte, é muito difícil enfatizar.
No lado esquerdo da planície de Esdraelon localiza-se o Monte Megido, cujo planalto é mais rochoso da secção central do Carmelo. Perto da linha da falha geológica de Taanach, notável travessia para sudoeste aos montes, que terminam na presente vila
de Ya’bad, tem ajudado a criar a Wadi Abdullah, um estreito, mas possível rota. Ibleão ergue-se a oriente, ao fim da planície de Dotan, uma pequena falha geológica fértil que também se curva a volta de Ya’bad. As duas últimas rotas, por conseguinte, fazem o caminho dentro da planície de Saron pelo Wadi Abu Nar.
De todas estas rotas, o Megido é esmagadoramente a mais importante como nos diz o artigo egípcio da primeira campanha de Tutmosis III, clarifica quando diz:
“A captura de Megido, é a captura de milhares de cidades”[1].
Megido controla não só a entrada, que é uma rota razoavelmente fácil para atravessar o Carmelo, mas também é a rota, mais usada para atravessar a planície. A rota da colina. Os debates dos primeiros judeus nos primeiros anos do século XX, contra a malária e outros problemas dos pântanos, que então existia.
Consequentemente através deste movimento, na seca do Verão estaria restringida a passagem que atravessa a planície no Inverno, era frequente estarem confinados a rota do Megido. O relato de Thutmosis dá a clara ideia, que embora os oficiais discutissem a possibilidade de usar outras rotas para atravessar os montes, o objectivo era Megido e as outras passagens eram mencionadas meramente como outros caminhos em volta do mesmo ponto. Megido não só guardava a passagem, tinha um grande cruzamento, o maior do mundo antigo. Os romanos construíram neste local a fortaleza de Legio Maximinópolis, nome que se dava as residências fortificadas ocupadas pelas legiões romanas, cujo nome persiste na moderna Aldeia de Lejjun, pode--se conjecturar que a mudança do nome do lugar foi feita entre o século I ou III e embora não exista cidade hoje em dia, a existência do Forte Taggart, no Período Mandatório e as trincheiras judias, cortam o conto do Megido, indicando que a importância estratégica deste local, ainda não terminou.
As outras cidades que estavam subordinadas, ainda estão fortemente fortificadas. Jokneam levanta-se para noroeste, fim da planície e por conseguinte abre-se a linha principal de comércio Norte – Sul, no entanto, é o primeiro lugar em que os comerciantes marítimos viriam se viajassem por terra, passariam por Saron, embora a possibilidade de irem por mar, era mais viável. Esta é a única passagem que atravessa o Carmelo, que tem acesso ao Porto de Dor, desde a aproximação ocidental é dupla e tem a longa vantagem de ser a mais baixa de todas as passagens, o ponto mais alto, estando mais de 300 pés mais abaixo que Wadi’Ara.
Foi considerado como uma possível alternativa, a rota do Megido pelos oficiais de Tutmosis III e muito tempo depois na história, Napoleão escolheu este local, para o seu avanço em direcção ao Acre.
A rota pelo Wadi Abdullah para Taanach, é possivelmente a menos atractiva de todos, pois ambos os caminhos são estreitos e íngremes, existindo uma subida de 1250 metros . No entanto, Taanach está perto o suficiente de Megido para ser seu rival, controlando os cruzamentos e realmente as duas cidades, têm tendência a florescer alternadamente, invés de ser ao mesmo tempo, Taanach, sendo uma montanha tão importante quanto Megido, por outro lado a rota de Dotan, que junta o Wadi Abdullah está perto de Ya’bad, o caminho está bem demarcado e de fácil acesso, esta rota, é frequentemente preferida a rota de Wadi’Ara, especialmente se as intenções eram tomadas em direcção a Jezreel e Bethshean.
A entrada da Planície de Esdraelon, é estreita, tem um desfiladeiro cerca de duas milhas de distância, guardada em uma extremidade dos ricos, fizeram acordos em Engannim (Djenin) e outro pela fortaleza de Ibleão.
Dotan está situada na baixa de uma falha geológica, que compreende não somente Saron, mas Samaria e também Siquém.
Todas estas cidades foram importantes, no Período do Antigo Testamento. A cidade de Megido, que foi tomada por Tutmosis III, não foi somente pelo seu primeiro significado do lugar. Aquele lugar tinha sido construído na Idade do Bronze cerca de 3000 a .C, embora este lugar tivesse sido uma aldeia há milhares de anos.
Os egípcios, mantinham controlo desta posição e da grande fortaleza em Bethshean, até a segunda metade do século XII a.C e a grande batalha “pelas águas de Megido”, descrito em Juízes capítulo 5, é datada por Albright cerca de 1125 a .C. Mais tarde, a cidade foi fortificada por Salomão, que fabricou o único carro de guerra das cidades (I Reis 9:15) e ainda mais tarde viu a morte do rei Acazias, a quem Jeú tinha matado perto de Ibleão e a derrota de Josias, que tinha ido ao norte verificar o avanço do Faraó Neco, contra os babilónicos, onde foi derrotado e ferido mortalmente (II Reis 9: 27, 23 e 29). As outras cidades, são mencionadas também em Juízes 1: 27) como tendo sido muito fortes e, mesmo assim, foi tomada pelos israelitas, quando os primeiros vieram ao país e como tendo finalmente sido tomada pela tribo de Manasses, embora,
oficialmente eles estavam localizados no território de Issacar. Estas rotas são a chave para a história. Nós temos visto, “que o descanso era bom, e que a terra era deliciosa” (Génesis 49:15).
Salomão fez de Megido a capital de seus distritos fiscais. (I Reis 4:12).
A Bíblia só menciona o ataque a Judá, mas as inscrições do Templo de Karnak, testemunham também sua conquista. Pouco tempo depois, Acab construiu em Megido, estábulos para uns 450 cavalos e carros.
Isaías fala do “glorioso ornamento, está sobre a cabeça do fértil vale dos vencidos do vinho” Isaías 28:1.
As riquezas que vieram dos comerciantes devem sempre ter sido maiores. Zabulão e Issacar, que ocuparam estas duas planícies, foi dito, que “eles chamarão os povos ao monte, ali, apresentarão ofertas de justiça, porque chuparão a abundância dos mares e os tesouros escondidos na areia” (Deut 33:19), isto em larga medida, foi a causa da queda deles, por isso foi sempre a fraqueza desta região, que estava aberta demais as influências estrangeiras. O comércio trazia com ele não só riquezas, mas a insediosa tentação de prosperidade e ainda mais perigoso, a adoração pagã e a sua influência sobre o povo. Além disso, as mesmas estradas que traziam o comércio, traziam também os exércitos inimigos e o solo deste fértil corredor, pois está ensopado de sangue.
Foi a partir da morte do rei Josias, que os escritores bíblicos, começaram a utilizar a figura de Megido com um significado de juízo, devido as lutas que houveram neste lugar e que originou uma imagem muito assustadora do Armagedom de Apocalipse 16:16.