sábado, 19 de março de 2011

Monte Megido - Factor Geográfico

A cidade do antigo país de Canaã, situada no território de Issacar, mas atribuída a tribo de Manasses. Que foi concedida aos da meia-tribo de Manasses, que estavam na parte ocidental do Jordão (Jos 17:11). Mas o texto sagrado também menciona, que os filhos de Manasses, não puderam ao princípio, sujeitar toda a cidade de Megido e as outras, deste modo, começaram os cananeus a habitarem à sua volta. Logo porém, que os israelitas encontravam-se mais fortes militarmente, submeteram os cananeus e os fizeram tributários Jos 17:12.
Na época dos Juízes, quando Israel era liderado por Débora, esta enviou Barac e seu exército, para travar uma luta no Monte Tabor, contra o rei de Hasor e de Sisara, que localizavam-se, junto a torrente de Quison, não muito longe de Megido e de Taanach. Sob a protecção divina, os israelitas derrotaram os seus inimigos, que foram levados pelas águas de Quison.
Megido, Taanach e Betsán, formavam a quinta de doze circunspecções, estabelecidas por Salomão para cobrar os impostos e apesar disso, foi uma cidade em cuja restauração, foram gastos grandes quantidades de dinheiro (Rs 9:15)
 Seu nome encontra-se nos ieroglífos egípcios de Tell-El-Amarna.
            O país tem placas tectónicas, que correspondem justamente com a divisão entre as duas regiões geológicas da “Simplicidade Relativa” e da “Grande Complexidade” ao norte.