domingo, 20 de março de 2011

Monte Megido - Factor Histórico

            A cidade de Megido gozou já de renome em uma remota antiguidade. Como era uma das principais estações de paragem, no caminho que os exércitos egípcios faziam em direcção à Síria. Megido foi desde muito cedo submetido ao domínio egípcio e faziam todas as estratégias possíveis, para manter Megido sob o poder egípcio.
            A razão histórica para esta divisão deve-se parcialmente ao facto, que a ocupação do país, não foi feita de uma só vez, e por conseguinte as zonas do norte e do sul de Israel foram ocupadas em épocas diferentes, normalmente existe a tendência da tribo mais forte comandar a conquista.
            Deve ser lembrado, que os israelitas quando foram para a Palestina, não eram poderosos e eles tinham consciência deste facto (Deut 6:7). Eles sempre consideraram, que havia algo de miraculoso na entrada deles em Israel devido as várias situações, que ocorreram depois disso. Naquela época eles eram semi – nómadas, não utilizavam o camelo e ignoravam o segredo do ferro, colocando deste modo, os israelitas a mercê dos filisteus e cananeus, que já tinham aprendido este segredo. O objectivo dos referidos povos, era enviar os israelitas para as montanhas, lugar inabitado, naqueles dias, tudo que havia nas montanhas era floresta virgem, as suas intenções eram que os israelitas desenvolvessem as áreas inabitadas. Em Josué 17:14 a 18 mostra-nos a impossibilidade que os israelitas tinham de ocupar as planícies. Do ponto de vista normal, não nos surpreende em saber que as tribos que eram mais fortes, ocuparam os melhores locais e as tribos mais fracas tiveram que encontrar segurança nas bases das montanhas, nas zonas de movimento, eles eram forçados a viver entre as cidades fortificadas, as quais eles eram completamente incapazes de subjugar (Juízes 1).
As tribos de Efraim e Manasses situaram-se ao norte. Efraim conseguiu localizar-se perto do Monte Gerizim, enquanto que Manasses tentou expandir-se mais para norte, entrando em conflito com a tribo de Zabulão e com os outros vizinhos que pudessem surgir. Conseguindo controlar a cadeia montanhosa do Carmelo, Tabor e Moreh, que impressionaram os israelitas pela sua baixa elevação (1600 – 2000 metros).           A constante insegurança interna do Reino do Norte, deve-se a pequenas guerras entre tribos.
A riqueza da tribo de Manasses origina-se em três factores:
·         Na zona em que Manasses está inserido, existe um largo número de falhas geológicas, essa situação é propícia para a produção de cereais.
·         Expansão de território, chegando a incluir a imensa planície fértil de Esdraelon e o Vale de Jezreel.
·         Fronteiras que não estavam bem demarcadas. Cedo na história de Manasses, eles tentaram estabelecer aproximações seguras, para demarcar fronteiras, isso poderia ser feito através das planícies. O Vale de Esdrealon e Jezreel está situado na Planície de Saron, isso significa, que a tribo de Manassés estava protegida pelos pântanos de Saron, porém também possuíam uma secção larga de estradas e cruzamentos, que levavam ao Monte Megido, uma vez isso conquistado, a liderança da tribo de Manasses estava assegurada, mas naturalmente, eles não poderiam manter aquele vasto território sozinhos, então, aliaram-se as tribos de Zabulão, Issacar, Naftali e Aser, formando, assim, o Reino das Tribos do Norte, sediando sua capital no distrito de Manasses, com o tempo, esta tribo, viria a tornar-se na tribo mais importante de Israel.
Perto do Monte Carmelo, está o Monte Megido, que é surpreendente, pois deveria ser um obstáculo, no entanto, as suas encostas, estão viradas para a planície e ambos os lados são escarpados, apesar da sua baixa altitude, a sua vegetação é muito densa e pode ser considerada como uma barreira para a locomoção. É um bom exemplo de como um ligeiro obstáculo pode ter tantas vantagens ao redor de si.
         A bacia estrutural da cadeia montanhosa do Carmelo, têm desnivelamentos, uma delas é a bacia de Megido, que devido a sua posição geográfica, têm sido preservadas muitas informações geológicas e suas características originais. Os calços de terra que existem, actualmente, são a de Umm el – Fahm, que é a parte mais alta, na parte central está o calço do Carmelo e na parte inferior, está o calço de Megido, apesar de ser a camada mais inferior, ainda é montanhoso, devido a duas rochas, é esta camada inferior do Megido, que faz o cruzamento vital entre os Vales de Megido e Jokneam.