quinta-feira, 24 de março de 2011

Monte Megido na Profecia

A batalha do Armagedom. Esta será a frase que iremos considerar, neste estudo.
            Nós sabemos, que existe ainda muitas divergências sobre a questão do Grande Dia do Senhor, e particularmente concernente a natureza, o tempo e o lugar do Grande Conflito, que atende pelo nome de Armagedom. Eis aqui, algumas posições do que poderá ser a batalha do Armagedom:
·         Aquela batalha, é um conflito espiritual, entre a verdade e a mentira, entre a justiça e a injustiça.
·         Será particularmente de carácter militar, que toma lugar entre as nações da Terra, dividida indubitavelmente em dois campos, guerreando uns contra os outros.
·         Será uma batalha entre Cristo e os exércitos do céu de um lado e Satanás e os reis da Terra no outro.
·         Será uma batalha que se compartirá em duas ou três facções e enquanto as nações, só estão pensando em combater, o Senhor vai adiante, com os exércitos do céu e terá a Sua controvérsia com as nações da Terra.
O meu propósito, nesta parte do trabalho, é descobrir a verdade sobre o Armagedom, considerando os aspectos revelados nas Escrituras e no Espírito de Profecia.
            O Armagedom é realmente uma guerra em que existirão muitos combates contra a verdade de Deus, contra os santos de Deus das suas próprias nações.
           
2.1 Menção
A palavra Armagedom, é mencionada apenas uma vez na Bíblia, em Apocalipse 16:16 “E os congregaram no lugar, que em hebreu chama-se Armagedom”. É verdade, no entanto, que existem referências a grande e final luta, em muitas passagens da Sagrada Escritura tais como: a referência em Job 38:23 e também a declaração em Ezequiel 13:5.
                        Existem também, certas referências no Espírito de Profecia, que são os artigos publicados e os artigos manuscritos:

 “ A batalha do Armagedom, em breve será lutada, por Aquele cujas vestes está escrito o nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, em breve liderará os exércitos do céu”[1].

Esta é só uma referência, que encontramos nos artigos publicados.
Artigos Manuscritos:

“A batalha do Armagedom, em breve será lutada, por Aquele, cujas vestes está escrito, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, que lidera os exércitos do céu nos Seus cavalos brancos e o Seu exército está vestido de roupas limpas e brancas”[2]
           
“Quatro poderosos anjos, estão segurando os poderes da Terra, até que os servos de Deus sejam selados na testa. As nações do mundo estão sedentas por conflitos, mas eles estão segurados pelos anjos. Quando este poder restringidor for removido, haverá um tempo de confusão e angústia, instrumentos mortíferos de guerra, serão inventados. Com as suas cargas vivas, serão derramados em grande profundidade (isso prevê um conflito físico). Todos que não têm o espírito da verdade, se unirá sob a liderança de Satanás, mas eles permanecerão sob controlo, até o tempo determinado, que será a Grande Batalha do Armagedom”[3].

“Os poderes do mal, não entregarão o conflito sem luta, mas a Providência tem uma parte a actuar na Batalha do Armagedom, quando a Terra, estiver conectada com a glória do anjo de Apocalipse 18, os elementos religiosos, Bem e Mal, acordarão do sono e os exércitos do Deus vivo sairão para o campo de batalha.”[4]

Espírito de Profecia:
            Os escritos do Espírito de Profecia referem-se a este grande conflito também, com os diferentes trechos:
·         É chamada a batalha do “ Grande Dia do Deus Todo-Poderoso”.

“Um terrível conflito está perante nós. Estamos aproximando-nos da batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso, que tem sido mantida em controlo. O anjo da misericórdia, está preparando-se para ir para o céu e deixar o mundo ao controlo de Satanás. Os principados e as potestades da Terra estão em amarga revolta contra os Deus do céu. Eles têm ódio daqueles que servem a Deus e muito em breve, será travada a última batalha entre o Bem e o Mal. A Terra será o campo de batalha, aqui, onde por um longo período de tempo Satanás tem colocado homens contra Deus. A rebelião para será para sempre suprimida”[5]
·         É chamada a última luta contra o governo do céu.
“Cenas temerosas, de um carácter sobrenatural, em breve será revelado nos céus, tomados do poder de obras miraculosas demoníacas. Os espíritos do diabo irá adiante aos reis da Terra e o mundo inteiro se decepcionará e incitará as pessoas a unirem com Satanás, na sua última luta contra o governo do céu.
Por estas agências satânicas, governantes e indivíduos serão igualmente enganados.
Pessoas surgirão pretendendo ser o Cristo e clamando o título e adoração, que pertence unicamente ao Redentor do mundo. Eles farão milagres maravilhosos de cura e professarão ter revelações do céu contradizendo o testemunho da Escritura”[6]

            É chamada a “maior batalha”, porque encerra as cenas da História da Terra.
            “Nós somos chamados a falar da maior batalha, que tomará lugar nas cenas que encerrarão a história da Terra, quando o Senhor abriu o Seu tesouro e tirou as armas da sua indignação, “entraste tu”, pergunta Ele:
 “Até aos tesouros da neve, e viste os tesouros da saraiva, que eu retenho até o tempo da angústia, até o dia da peleja e da guerra? O revelador descreve a destruição, que terá lugar quando a grande voz do céu anunciar: “Está feito”, diz Ele: “Sobre homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento”.[7]
Esta citação deveria ser cuidadosamente estudada, pois parece indicar claramente a natureza da grande luta final.
            Embora o Armagedom pareça ser um nome feito e não uma localização geográfica, não seria consistente considerar este nome também um símbolo, como todos os outros do Apocalipse?
“Alguns dos nomes das igrejas endereçadas nas epístolas, não são conjuntamente uma excepção para aqueles, têm um realmente a instrução de ser a igreja mundial. Abadon, Armagedom, Gog e Magog, são nomes apocalípticos e pertencem unicamente a linguagem apocalíptica.”[8]
       “Pelo emprego do termo em Hebraico, a atenção é chamada para a natureza do nome simbólico.”[9]
           




“ O campo de batalha de Débora, a heroína, juíza, e profetisa, e Barac, cujo nome significa relâmpago de um de um lado e os vencidos cananeus do outro, é um símbolo apropriado, para o teatro do conflito final entre o Messias e os exércitos dos espíritos demoníacos.”[10]

2.2 O Significado
            A palavra Armagedom é encontrada, como já foi referido anteriormente, uma vez em toda a Bíblia em Apocalipse 16:16. É geralmente considerado como estando conectado com Megido. Megido por sua vez, é mencionado doze vezes no Antigo Testamento: Josué 12:21, 17:11; Juízes 1:27, 5:19; I Reis 4:12, 9:15; II Reis 9:27, 23:29 e 30; I Crónicas 7:29 e II Crónicas 35:22.
            A primeira passagem bíblica que nos deparamos com o enigma de Megido, está em Zacarias 12:11.
            O Ar no princípio da palavra traduzida como Armagedom, vem da palavra hebraica Har, que significa monte, colina, sendo traduzida aproximadamente quinhentas vezes no Antigo Testamento.
            Se considerarmos a palavra hebraica har com o significado anteriormente mencionado, o resto da palavra Magedom, significa o mesmo que Megido do Antigo Testamento.
            As pessoas podem ser forçadas a pensar nesta palavra como um símbolo, considerando, que é um nome dado por Deus, para expressar, não tanto o limite geográfico, a extensão mundial e principalmente a natureza da última grande batalha do dia do Senhor.
            Aqueles que mantém a ideia, que Megido é um vale, apesar do facto, que a palavra monte, esteja indicada na palavra harmagedon.
            Aqueles que defendem o facto, que quatro grandes batalhas foram lutadas, no Monte Megido e estão mencionadas em Juízes 4 e 5, I Samuel 31:8 e II Reis 23:29 e 30, sem dúvida que as experiências vitoriosas, que aconteceram neste lugar, foram típicas da grande batalha do dia de Deus, as pessoas crêem que o Megido do Antigo

Testamento é Magedon do Novo Testamento, devido a palavra hebraica Gadad, que significa cortar, pressionar, penetrar.
            Também é dado à Megido o significado de, lugar de tropas ou esquadrões e lugar de massacre.

2.3 Localização
            Segundo Apocalipse 16:14, todos os reis da Terra, estão envolvidos, então devemos concluir, que a Terra inteira será o campo de batalha. Esta posição é mantida pelo Espírito de Profecia.
            Não será necessário, que as nações, ganhem uma batalha em um local específico, o conflito será uma extensão mundial, contra a Verdade, os santos de Deus da sua própria nação e por fim, em todo o planeta.

2.4 A Batalha das Nações
            A batalha das nações, é um dos grandes sinais, de que a vinda do Senhor está próxima, segundo referências bíblicas Isaías 9:5, Jeremias 4:19 e 20, Jeremias 25, Joel 1:12 e 18, Zacarias 14, Mateus 24:6 e 7 e Lucas 21:25. Todas as referências bíblicas têm menção e uma explicação, mais desenvolvida nos escritos de Ellen White, nos livros Testemunhos, entre outros.

2.5 Tempo de Duração
            A batalha do Armagedom, está intimamente ligada com o “grande dia do Deus, Todo-Poderoso” (Apoc.16:14). O Armagedom, não virá antes da última provação, além disso, a batalha do Armagedom, só é mencionada na sexta praga.
            A duração da guerra do Armagedom, provavelmente será algum tempo durante a sexta praga e o segundo Advento de Jesus, que ocorrerá no final da sétima praga.
            Quando a guerra do Armagedom, estiver para terminar, haverá o livramento dos santos, que guardam os seus mandamentos (Apoc 16:15)



2.6 A Experiência
            A experiência do povo de Deus, é chamada angústia de Jacob, sendo um tempo de uma purificação intensa, para os redimidos do Senhor, em que sua fé e confiança em Deus serão provadas. As Escrituras prevêem, o que passará ao povo de Deus, segundo descrito em Apoc 13:17. Ao mesmo tempo, que a fé dos redimidos será provada, eles têm a certeza, que Deus não os abandonará (Apoc. 3:10)

2.7 O Livramento

            O Livramento do povo de Deus se iniciará, quando começarem a lembrar de passagens bíblicas, referentes ao Livramento.
            Algum tempo, antes de Jesus voltar, Ele dirá, ao Seu povo o dia e a hora da Sua vinda.












[1]Ellen G. White Testemunhos Vol. 5, pp 705, 706
[2] Ellen G. White Manuscrito 172, 1899
[3] Ellen G. White Manuscrito 79,1900
[4] Ellen G. White Manuscrito 175,1899
[5] Ellen G. White Review  Maio 13, 1902, p 9
[6] Ellen G. White, The Great Controversy, p 624
[7] Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p 509
[8] Isbon T. Beckwith, The Apocalypsis of John, p 250
[9] Pulpit Commentary Revelation, p 396
[10] James Glasgow, The Apocalypsis, Translated and Expounded, p 148