terça-feira, 22 de março de 2011

Monte Megido - Rota Secundária Norte - Sul


         A Estrada Costeira, foi importante na secção do sul, que coincidiu com a Estrada Nacional ao norte, que se une a estrada que atravessa o Portão Fenício, no entanto, a rota da secção central de Saron, deve ter sido de pouca significância, até o momento em os romanos, construírem o Porto de Cesareia, devido ao desenvolvimento do sector costeiro, requeria o controlo dos pântanos de Saron.
            A rota do sul é interrompida pela Planície de Esdraelon, Este facto contribui para que ocasionasse a separação das águas da Galileia, devido a dificuldade do terreno, a estrada passa através do Portão Merom, que se tornou um local com uma certa importância.
         Na cadeia montanhosa do Carmelo, existe uma estrada pedestre que vai do Monte Carmelo até a Planície de Esdraelon, contudo, tem sempre restado uma área estrangeira, que os palestinianos possuíam.
         Dentro da Palestina, existem cidades que servem de cruzamento, que se situam dentro de um e do outro lado da Planície de Esdrealon, cidades da natureza de Beersheba, Hebrom, Jerusalém, Betel, Siquém, Samaria e as quatro fortalezas de Jokneam, Megido, Taanach e Ibleam, que guardam a passagem que atravessa o Monte Carmelo. 
         As montanhas e vales, certamente mantém suas características através da história, mas a importância delas muda, deste modo a passagem do Megido foi nos tempos antigos uma das maiores rotas do norte para o sul.
Nos últimos tempos, as estradas secundárias do sul, foram adquirindo importância, que não tinham no passado.