sábado, 19 de março de 2011

Monte Megido - Território Israelita

Teoricamente o reino de Israel formou-se depois da revolta de Jeroboão que incluía todo o território das tribos do norte, aqueles remanescentes, que estavam no sul e que eram fiéis à casa de David. Dessas tribos do norte, duas delas (Efraim e Manasses) clamaram para que fossem reconhecidos os seus direitos como tribo, pois eram oprimidos e marginalizados pelas outras tribos, mesmo sendo descendentes de José, o ponto importante a destacar é a função das tribos do norte, porque eram estas tribos que controlavam as outras tribos.
            A distribuição da terra entre os israelitas, data da sua primeira entrada no país, no período do Êxodo, durante a última parte do séc. XIII a.C. , no entanto, este movimento dentro do país, não foram tão rápidas e nem a sua unificação como sugerem os textos bíblicos.
Israel, apesar de ocupar o território que lhe estava destinado, nesta altura, ainda estava sob o domínio egípcio, supervisionados pelos palestinianos, durante este período existiam incertezas e problemas, devido a dificuldade de controlo por parte dos  egípcios. Muito possivelmente duas tribos hebreias mudaram-se de lugar para tomar a posse do país. As histórias destas duas tribos estão descritas no livro de Josué, estas tribos, são a tribo de Efraim e Manasses. As duas tribos passaram por duas fases, concernentes a estabilização das tribos, metade do território sul do país estava sob a liderança de Judá, ao norte, Efraim e Manasses não conseguiam obter um espaço para assentarem, a leste de Israel, estavam os moabitas, edomitas e amonitas. Foram tempos de considerável revolução e confusão para a tribo de Efraim e Manasses.
Algum tempo antes dos israelitas chegarem em Israel, o rei amonita e o rei de Basã apropriaram-se de alguns zonas do que viria a ser futuramente Israel, para expandir os seus domínios.
Após a chegada dos israelitas, formaram-se quatro linhas, três das quais são óbvias, enquanto que a quarta linha, recebeu menos atenção do que merecia. As três grandes linhas óbvias são:
·         O Vale do Jordão e Mar Morto
·         O Vale de Esdrealon e Jezreel
·         Linha que marca a junção das planícies costeiras com as montanhosas
A quarta divisão foi criada pelo que podemos chamar de zona de movimento entre Jope e Jericó. Nessas zonas, não existem cadeias montanhosas, como na planície nórdica do Vale de Esdraelon, mas é de fácil comunicação desde o sudoeste de Jope, passando pelo Vale dos artesãos, até uma região, que divide os pântanos de Saron, do país filisteu, e então, indo pelos montes do Vale de Ayalon até Jerusalém, passando por Betel. Tanto o Vale de Betel, como o Vale de Jerusalém, vão dar em Jericó, sendo a única que tem poucos vãos na parte baixa do Jordão, possibilitando a comunicação com a metade oriental do país.
            Israel está dividido por dois factores: factor geográfico e o factor histórico.