domingo, 3 de julho de 2011

Alguns Simbolismos de Cristo no Santuário Israelita

No Antigo Testamento, encontramos o santuário israelita como meio para perdoar os pecados das pessoas, em outros temas aprofundarei mais o assunto e mostrarei que Jesus está simbolizado em cada parte deste santuário. É de cultura geral que se deve fazer sacrifícios a Deus, porém o que as pessoas não sabem é que o grande sacrifício já foi feito por Jesus, dando sua vida perfeita e sem pecado em nosso lugar, nós por mérito próprio nunca conseguiríamos a salvação.
O santuário bíblico é composto por três partes: Átrio, Lugar Santo e Lugar Santíssimo. No Átrio está o altar dos holocaustos, onde todos os dias se ofereciam cordeiros sem defeito para pagar o preço do pecado de todas as pessoas. Morrer e verter todo o sangue, é uma demonstração gráfica que a vida inocente do animal e de Jesus, foi entregue, em nosso favor, porque nós cometemos erros que vão contra a lei de Deus.
O altar dos holocaustos nos ensina, que as demandas divinas têm de ser satisfeitas, antes que o ser humano possa desfrutar da Sua companhia. Sua posição como primeiro móvel do átrio, sugere que não existe acesso a Deus, a não ser por meio do sacrifício. Jesus quando esteve na Terra disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai, senão por mim” (João 14:6). A palavra holocausto em Hebraico, significa o que ascende e transmite a ideia de entrega sem reservas, como cheiro suave a Deus.
            O sangue tem como função expiar o pecado, em Hebreus 9:22 está escrito: “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue, e sem derramamento de sangue não há remissão”. O sangue do sacrifício serve para cobrir e limpar o transgressor, simbolizando a Cristo, “quem nos limpa de todo o pecado”.
"Holocausto é oferta queimada de cheiro suave ao Senhor" Levítico 1:9 <=> "Cristo se entregou a si mesmo por nós em oferta e sacrifício a Deus como cheiro suave” Efésios. 5:2
Este será o holocausto contínuo…Ali virei aos filhos de Israel, para que por minha glória sejam santificados” Êxodo 29: 42 e 43 <=> "Somos santificados mediante a oferta do corpo de Jesus" Hebreus 10:10
 No Lugar Santo existiam três móveis: a mesa dos pães, o candelabro e o incensário. Neste tema vou apenas explicar o significado da mesa dos pães.
Vários autores, concordam que as pernas da mesa tinham a forma das patas de um cordeiro, unidas na sua parte superior por um prato de ouro, o qual estava rodeado por um prato de ouro, o qual estava rodeado de uma coroa de ouro. Em realidade, segundo a Bíblia, a mesa teria uma dupla coroa de ouro que a rodeava em toda a sua volta. A simbologia nos autoriza a supor que esta dupla coroa assinala Jesus, como “sacerdote e rei” (Hebreus 7), que “foi coroado de glória e de honra” (Hebreus 2:9). A madeira de acácia simboliza a humanidade de Cristo e o ouro, a Sua divindade. O facto de que a mesa estava no lugar santo, poderia assinalar Cristo glorificado nos céus (Hebreus 10:12 e 13). Na mesa estavam colocados doze pães, representando as doze tribos de Israel. A mesa também está situada no sentido Norte que na Bíblia, tem um símbolismo especial. Segundo a passagem de Isaías 14:13 e 14 a Norte está situado o trono de Deus, ao qual o Diabo tentou usurpar.
"E sobre a mesa porás o pão da proposição, perante a minha face, perpetuamente” Êxodo 25:30 <=>
“Cristo disse: eu sou o pão da vida” João 6:48

De muitas maneiras, a Bíblia ensina-nos um dos atributos de Deus, a santidade, pelo sangue e pela água. No altar dos holocaustos, o sangue proclama a justiça de Deus e no “lavacro” a água proclama a justificação vicária na vida do crente, que indica o passo seguinte, a santificação que se inicia no batismo. Mediante estes símbolos, claramente vemos que Cristo foi feito por Deus “justificação, santificação e redenção” (I Coríntios 1:30)