quarta-feira, 6 de julho de 2011

Messianismo no Livro de Géneses Parte II

O Julgamento Contra a Serpente


A serpente neste capítulo é um instrumento que Satanás utiliza para enganar à Eva, que será esmagada pela semente espiritual da mulher que apesar de ferida, sairá vitoriosa.
            Deus pronunciou uma maldição para a Serpente:

“Eu porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e sua semente; esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”[1]

A profecia dirigida para a Serpente, implica a sua graça soberana. Com essa profecia Deus mostra o Seu amor, pelo ser humano e mostra o desejo latente de ter intimidade com a raça humana.
Esse versículo pode ser considerado um proto evangelho, pois a profecia inicia em Eva e percorre toda a História da Humanidade, em que diz que o Seu propósito não será derrotado e a raça humana voltará a ser honrada e glorificada, como o era em Seu plano original.
A Semente da mulher são aqueles que são fiéis a Deus, inicia com Abel, Set os patriarcas, etc. Jesus Cristo veio ao mundo através da descendência de pessoas fiéis, assim sendo, a semente da mulher.
A Semente da mulher triunfa, sobre a Semente da serpente. Esta profecia encontra seu cumprimento, unicamente, no segundo Adão, Jesus Cristo.



[1] ALMEIDA, João Ferreira de, Bíblia Sagrada. São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1995,Génesis 3:15