sexta-feira, 27 de março de 2015

Diversas Teorias sobre o Evangelho de Marcos

Existem muitas teorias sobre as características do livro de Marcos e do seu objectivo teológico:
·         K. L. Schmidt acha que o livro de Marcos está baseado em unidades dispersas da tradição.
·         D. F. Robinson, postula que o livro de Marcos, é um resumo de Mateus e Lucas e que provavelmente, Marcos trabalhava com Mateus e era seu resumidor.

·         W. Knox, admite que o livro de Marcos está baseado em fontes fragmentadas.

·         Parker, acredita que Marcos reelaborou um escrito judeu-cristão.

·         Tübingen, pensa que Marcos está sob influência, da teologia Paulina, porém Werner provou, que Marcos dependia mais da tradição gentio--cristã.

·              Alguns manuscritos acrescentam a esse evangelho, um texto suplementar, com relatos que se encontram nos outros evangelhos, nomeadamente algumas aparições de Jesus ressuscitado e a sua ascensão, para alguns estudiosos, segundo a tradição textual, o livro de Marcos terminaria no versículo 8 do capítulo 16 e já está ampliado. Alguns pensam que a aparição do ressuscitado na Galileia, predita em Marcos 14:28 e Marcos 16:7, podia perfeitamente ter sido relatada. Até os nossos dias, ninguém foi capaz de esclarecer como se teria perdido o final presumível do original.

·      Antes do livro de Marcos ser escrito, havia várias colecções de parábolas e frases ditas por Jesus e de seus milagres, alguns estudiosos acreditam, que Marcos se baseou em nove fragmentos, deste modo podia-se correr o risco de ter apenas uma única interpretação. Algumas comunidades judia-cristãs, elaboraram uma colecção de palavras ou frases de Jesus, que mais tarde influenciaria Mateus e Lucas.  

·   A evidência dos manuscritos, não deixa lugar para outra suposição, senão a de que Marcos circulou desde o início, com o final resumido, ou seja, finalizando na passagem 16:8, podemos reconhecer a inevitável sensação de que o livro de Marcos, não poderia ter terminado na passagem de Marcos 16:8. Mateus e Lucas, podem ter tido esta mesma sensação do livro estar incompleto No original, o versículo 8 terminaria com
a conjunção gár, esta possibilidade estilística, demonstra um medo significativo com relação a mensagem da ressurreição. Após muitas pesquisas, os estudiosos chegaram a conclusão que Marcos quis realmente terminar sua obra na passagem 16:8



Sem comentários:

Enviar um comentário