segunda-feira, 23 de março de 2015

Marcos - Autor

O autor guia o leitor, a ter uma visão panorâmica, desde o início do relato, o narrador sabe perfeitamente quem é Jesus, conta ao leitor o que está por trás das aparências, enquanto que as pessoas que estavam presentes, só conseguiam captar a sua identidade e terão que aguardar pelo desenvolvimento da história, até a Cruz, para verem que Jesus era o Filho de Deus               
O livro de Marcos não identifica o seu autor, mas todas as evidências levam a crer, que o autor do livro é João Marcos, que além de ser um nome próprio, neste caso era seu apelido[1]. Era sobrinho de Barnabé. No lar de Marcos existia um aposento, que por um tempo foi ocupado por alguns apóstolos depois da ressurreição e ascensão de Jesus[2], neste lugar reuniam-se os primeiros cristãos[3]. Marcos acompanhou Paulo e Barnabé na primeira viagem missionária dos apóstolos[4], em outra viagem posterior, Marcos acompanhou Barnabé à Ilha de Chipre. Alguns escritores acreditam que Marcos trabalhou posteriormente com Pedro[5], como intérprete, escrevendo totalmente de memória, as palavras de Pedro, no entanto, não expunha ordenadamente os actos e palavras do Senhor. Pois ele nunca havia ouvido nem seguido Jesus, só pregava o Evangelho para utilidade dos ouvintes, não para descrever uma história dos discursos de Cristo, o seu único objectivo era não omitir o que tinha ouvido e não acrescentar dados falsos.
O facto de que este Evangelho tenha o nome de uma pessoa pouco destacada como Marcos, é uma evidência de sua autenticidade e de que ele é o verdadeiro autor.




[1] Actos dos Apóstolos 12:12 e 25                                                                               
[2] João 20:19 e Actos dos Apóstolos 1:13
[3] Actos dos Apóstolos12:12
[4] Actos dos Apóstolos 13:5
[5] I Pedro 5:13

Sem comentários:

Enviar um comentário