quarta-feira, 25 de março de 2015

Particularidades do Livro de Marcos

O livro de Marcos é o mais curto dos quatro evangelhos, embora só tenha dois terços da extensão de Mateus, registra a maior parte dos incidentes. Grande parte do tema está também em Mateus e Lucas, mas não se trata de simples repetição, seu estilo é forte e incisivo e frequentemente fornece-nos detalhes significativos, que não mencionam os outros evangelhos. Marcos registra quase todos os milagres que mencionam os outros Evangelhos sinópticos. O livro de Marcos transmite uma certa urgência, pois o autor utiliza mais frequentemente a palavra “logo”[1], “de seguida”, “imediatamente”[2], do que os outros evangelistas juntos.
Apesar do livro de Marcos transmitir uma certa urgência, ele substitui a expectativa eminente da volta de Jesus, por uma proximidade do fim, não sujeita a cálculos.
Marcos relata a vida de Cristo em ordem cronológica e não por tópicos, como faz Mateus. Sua ênfase nos milagres, assinala claramente seu propósito
Como o Evangelho de João, Marcos também começa com uma declaração da divindade de Jesus Cristo, sem contudo, estender-se nesta doutrina.





[1] Marcos 1:10; 18:20,21e29
[2] Marcos 1:30,41e42

Sem comentários:

Enviar um comentário