A grande multidão é
composta pelas tribos que representam todos os seres humanos.
“No antigo Israel haviam 12 tribos, 12 varas, 12 pedras reunidas no rio
Jordão, 12 pedras no peitoral do sumo-sacerdote. No Novo Testamento existem 12
apóstolos, 12 portões na Nova Jerusalém, 12 fundamentos na Cidade Santa, que
carregam os nomes dos 12 apóstolos. A altura das paredes é de 144 codos,
enquanto a circunferência tem como medida 12.000 ” [1]
Segundo
o Comentário Bíblico Adventista, existem três pontos de vista para entender o
significado da grande multidão.
“Os 144.000 e a "grande multidão" compõem o mesmo grupo, mas
sob diferentes condições, e os versículos. 9-17 revelam a verdadeira identidade
dos 144.000. De acordo com este ponto de vista, os versículos. 1-8 descrevem o
selamento dos 144.000 a fim de preparar-lhes para permanecer firmes em meio dos
terrores que acompanham a vinda do Messias, enquanto que os versículos. 9-17
lhes mostram depois regozijando-se em paz e triunfo ao redor do trono de Deus. Os que opinam desta maneira crêem que as
aparentes diferenças entre a descrição da "grande multidão" e dos
144.000 não são diferenças, mas explicações. De modo que o facto de que a
"grande multidão" não possa contar-se, o entendem como que implica
que o número 144.000 é simbólico e não literal. O facto de que a "grande
multidão" provenha de todas as nações, e não só de Israel como é o caso da
origem dos 144.000, o interpretam como que Israel ao qual pertencem os 144.000
não é o Israel literal, mas o espiritual, que abarca a todas as nações dos
gentis.
Um segundo ponto de vista destaca as diferenças entre os 144.000 e a
"grande multidão". Os primeiros
podem contar-se; a outra, não. Aqueles representam um grupo
especial, as "primícias para Dios e para o Cordeiro", os que
"seguem ao Cordeiro por onde quer que vá" (cap. 14:4); a multidão são
os outros santos triunfantes de todas as épocas.
O terceiro ponto de vista identifica à, "grande multidão" como
o grupo total dos redimidos, o que inclui aos 144.000.” [2]
Para
um raciocínio mais lógico, e coerente com o que sabemos, que Jesus não faz
acepção de pessoas e somos todos iguais perante Deus, a grande multidão inclui
os redimidos que estavam vivos no momento da segunda vinda de Cristo. O número
144.000 é mencionado primeiro para dar sequência ao sexto selo, pois durante a
abertura dos selos, os justos sofriam muito e Deus no capítulo 7, começa a
visão com a recompensa dos redimidos, que eles não sofreram em vão.
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