sábado, 14 de maio de 2011

A Origem da Divindade de Jesus no Antigo Testamento

Na Bíblia se faz uma clara referência às distinções na Divindade. O Pai, o Filho e o Espírito Santo, são constantemente mencionados como pessoas separadas com funções específicas, que se diz ser efectuadas por cada uma.
            Existe um conhecimento distinto, que identifica a cada Pessoa e, no entanto, existe uma unidade de atributos e natureza. Existem certos conceitos de difícil compreensão para mente finita do ser humano.
            Os que se opõem à doutrina da Trindade rejeitam a Divindade do Filho e do Espírito Santo. Considerando que a Bíblia é a única fonte segura de conhecimento sobre Deus, esta não nos diz nada de um Deus, que não subsista sem uma tripla personalidade.
            A Bíblia declara, que a natureza é a criação do Filho e sustentada por Ele. Enquanto possa conceber-se que as ideias morais possam derivar-se da noção Unitária de Deus, não poderia haver redenção para os que fracassam, se não fosse o sacrifício efectuado pelo Filho.
            O sentimento de que Deus possa perdoar o pecado como um acto de pura generosidade, é um insulto à santidade e ao governo divino. A necessidade da redenção, é evidenciada pelo facto de que Deus, quem a tudo conhece, providenciou a solução. Foi Deus que comprou a Humanidade com o seu próprio sangue. O plano da salvação depende da Divindade do Filho. Uma expressão tal de amor, só se pode expressar “Se Cristo era em forma de Deus, igual a Deus, verdadeiro Deus, então foi um acto de infinito amor e de condescendência de Sua parte, ao fazer-se homem, mas se Ele não era mais que uma criatura, não houve condescendência surpreendente, fazer dele Salvador, Senhor e Juiz e ser adorado pelas criaturas”[1]. Foi o amor do próprio Cristo, que fez com que Ele viesse a este mundo como Salvador. Nenhuma criatura poderia dizer ao Pai: “ E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse” (João 17:5). Se o Redentor não fosse omnipresente e omnisciente, como poderíamos ter a certeza que Ele ouve as nossas orações e que conhece tudo que sofremos?
            Muitas vezes fala-se que Cristo é superior a Moisés e qualquer dos profetas, assinala-se, que nenhum homem subiu aos céus e que Cristo, é o único, que esteve no céu, pois a palavra Jesus, do Hebraico Yeshua, que significa salvação, tem as mesmas primeiras três letras que a palavra Yahwe, o nome próprio de Deus, que significa aquele que foi, que é e que será, pois Yeshua deriva da palavra Yehoshua, que significa Adonai salva. Estas palavras em Hebraico são compostas pela mesma raiz de Yahwe.

“ Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou”[2]

Neste versículo se faz o intento de expressar o pensamento da existência eterna, mediante o uso do pretérito imperfeito do verbo, o qual implica a ideia de um eterno presente. Ele é, não só era no tempo do começo, antes que o mundo fosse criado, por meio da Sua palavra e poder.

“E agora glorifica-me tu ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse”[3]

Esta é uma afirmação que Cristo existiu antes da Sua encarnação, neste versículo, Cristo fala com o Pai, a respeito de coisas, que correspondem a eterna relação com a Trindade.


O anjo de Jeová é a pré encarnação de Jesus, que apareceu muitas vezes, no cumprimento dos propósitos de Deus com o seu povo no Antigo
Testamento. A este Ser poderoso, algumas vezes se diz que seu aspecto é “como o aspecto de um anjo de Deus, com o qual nos dá a entender, que Ele sempre esteve na presença de Deus. Este Ser é diferente de todos os anjos criados, Ele é um da Divindade, que serve como mensageiro ou revelador. Ele é a manifestação de Deus:

“ Depois apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Mambre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia”[4],

“ Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim, e se não, sabê-lo-ei”[5].

“ E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur. E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai, minha senhora. Então lhe disse o anjo do Senhor: torna-te para a tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos”[6]

“ E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: és tu dos nossos, ou dos nossos inimigos? E disse ele: não, mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué se prostrou o seu rosto em terra e o adorou… Então disse o príncipe do exército do Senhor a Josué: descalça os  sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo.”[7]

“Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres”[8],


“ O anjo do Senhor acampa ao redor dos que o temem e os livra”[9].

Estes versículos demonstram, que o Anjo do Senhor faz parte da Divindade.
O Anjo do Senhor, do Antigo Testamento, é o Cristo do Novo Testamento. Todas as situações relacionadas com a Humanidade, estão relacionadas directamente com Cristo, como se fosse o responsável por tomar as decisões. Foi Cristo que apareceu como Mensageiro do pacto para Abraão, Isaac, Jacob, Agar e Moisés. Foi Ele que tirou o povo de Israel do Egipto, Foi Ele que esteve no Monte Sinai. Malaquias declara, que o Mensageiro do pacto virá subitamente a seu templo, o facto de que se refira “seu templo”, implica que o Mensageiro faça parte da Divindade, que se compraz em morar e encontrar-se no meio do povo. Ele estava no tabernáculo de Moisés, no templo de Salomão, quando esteve na Terra estava quase sempre no templo[10], deste modo cumpriu Cristo a expectativa com respeito ao Messias, que não era outro senão o Mensageiro de Deus do Antigo Testamento. Quando Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento, o povo O recebeu, de uma forma especial, era uma saudação, que na liturgia judaica, significa uma adoração devida a Deus. O povo agiu inconscientemente, pois até aquele momento, Jesus havia evitado demonstrações a respeito de o tratarem como rei, porém com este acto, afirmou o seu direito de Messias. João O anunciou. Ele é Deus e existiu desde a eternidade, Hebreus 13:8 diz “Jesus Cristo, é o mesmo ontem, hoje e eternamente”

“E tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos”[11]

“ Dá-me ouvidos, ó Jacob, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último”[12]

“Eu sou o Alfa e o Ómega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era e que há de vir, o Todo-Poderoso”[13]

Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele[14]
           



[1] WATSON, Institutes, Importance of the Doctrine of the Trinity,Vol I, p. 458
[2]Bíblia  João 8:58
[3] 
 João 17:5
ALMEIDA, João Ferreira de, Bíblia Sagrada. São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1995
[4] 
ALMEIDA, João Ferreira de, Bíblia Sagrada. São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1995
 Génesis 18:1
[5] 
ALMEIDA, João Ferreira de, Bíblia Sagrada. São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1995
 Génesis 18:20 e 21
[6] 
ALMEIDA, João Ferreira de, Bíblia Sagrada. São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1995
 Génesis 16:7a9
[7] 
ALMEIDA, João Ferreira de, Bíblia Sagrada. São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1995
 Josué 5:13a15
[8] 
ALMEIDA, João Ferreira de, Bíblia Sagrada. São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1995
 II Reis 19:35
[9] 
ALMEIDA, João Ferreira de, Bíblia Sagrada. São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1995
 Salmos 34:7
[10] 
ALMEIDA, João Ferreira de, Bíblia Sagrada. São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1995
 Marcos 11:1a10
[11] 
ALMEIDA, João Ferreira de, Bíblia Sagrada. São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1995
 Hebreus 1:10
[12] 
ALMEIDA, João Ferreira de, Bíblia Sagrada. São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1995
 Isaías 48:12
[13]Apocalipse 1:8
ALMEIDA, João Ferreira de, Bíblia Sagrada. São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1995
[14] 
ALMEIDA, João Ferreira de, Bíblia Sagrada. São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1995
 Colossenses 1:17