segunda-feira, 16 de março de 2015

História da Formação do Cânon Bíblico

A formação da Bíblia e do cânon bíblico, está muito relacionado com o templo, pois as Escrituras ficavam no templo, se o templo desaparece, as Escrituras também desaparecem, segundo a demonstração do livro de Macabeus (1:18 a 2:18) e IV de Esdras (cap.14).
            No momento adequado, Deus inspira as pessoas a fazer o que é correcto de modo a que os conteúdos dos livros sejam idênticos, mesmo que tenham sido escritos em épocas diferentes.
            Os momentos mais assinalados, sobre a história paralela entre o Templo e as Escrituras são três: nos tempos de Josias, em que se descobre no templo o livro do proto Deuteronómio, na altura que Neemias volta do exílio, reconstrói o templo e recolhe os livros referentes aos reis, os escritos dos profetas e de David, as cartas dos reis sobre as ofertas.
            Após a profanação do templo e antes da sua reconsagração, Judas Macabeo recolhe “ todos os livros dispersos a causa da guerra”. (II Macabeus 2:13 e 14).
            Os estudiosos dividem a história bíblica em dois grandes períodos: o período do primeiro templo e o período do segundo templo. O período do primeiro templo decorre entre a construção do templo, na época de Salomão e sua destruição pelos babilónicos no ano 587 aC. O período do segundo templo inicia-se com a reconstrução do templo nos anos 520 a 515 aC, no tempo de Zorobabel e a segunda destruição do templo pelos romanos em 70 dC.
            Na época macabéia, o livro sagrado tomou quase um formato definitivo do que haveria de ser o cânon bíblico. Durante o período herodiano, certas correntes judaicas tinham tendências a ampliar o cânon bíblico, dando um novo significado ao templo e as Escrituras, segundo as novas revelações, que estes grupos queriam acrescentar ao cânon bíblico.
Os especialistas revela-nos, que as Escrituras são o meio em que Deus mostra-   -nos a Sua vontade para a Humanidade, pois Deus usou pessoas que escreveram sob Sua influência, portanto, nada que foi escrito escapa a decisão do querer divino.




Sem comentários:

Enviar um comentário