A formação da
Bíblia e do cânon bíblico, está muito relacionado com o templo, pois as
Escrituras ficavam no templo, se o templo desaparece, as Escrituras também
desaparecem, segundo a demonstração do livro de Macabeus (1:18 a 2:18) e IV de
Esdras (cap.14).
No momento adequado, Deus inspira as
pessoas a fazer o que é correcto de modo a que os conteúdos dos livros sejam
idênticos, mesmo que tenham sido escritos em épocas diferentes.
Os momentos mais assinalados, sobre a
história paralela entre o Templo e as Escrituras são três: nos tempos de
Josias, em que se descobre no templo o livro do proto Deuteronómio, na altura
que Neemias volta do exílio, reconstrói o templo e recolhe os livros referentes
aos reis, os escritos dos profetas e de David, as cartas dos reis sobre as
ofertas.
Após a profanação do templo e antes
da sua reconsagração, Judas Macabeo recolhe “ todos os livros dispersos a causa
da guerra”. (II Macabeus 2:13 e 14).
Os estudiosos dividem a história
bíblica em dois grandes períodos: o período do primeiro templo e o período do
segundo templo. O período do primeiro templo decorre entre a construção do
templo, na época de Salomão e sua destruição pelos babilónicos no ano 587 aC . O período do segundo
templo inicia-se com a reconstrução do templo nos anos 520 a 515 aC , no tempo de
Zorobabel e a segunda destruição do templo pelos romanos em 70 dC.
Na época macabéia, o livro sagrado
tomou quase um formato definitivo do que haveria de ser o cânon bíblico.
Durante o período herodiano, certas correntes judaicas tinham tendências a
ampliar o cânon bíblico, dando um novo significado ao templo e as Escrituras,
segundo as novas revelações, que estes grupos queriam acrescentar ao cânon
bíblico.
Os especialistas revela-nos, que as Escrituras são o meio em que Deus mostra- -nos a Sua vontade para a Humanidade, pois
Deus usou pessoas que escreveram sob Sua influência, portanto, nada que foi
escrito escapa a decisão do querer divino.
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