quinta-feira, 19 de março de 2015

O Cânon Correspondente ao Templo da Época Macabéia

I Macabeus descreve os primeiros trabalhos de construção do Templo de Jerusalém e a Mishná. Este era o espaço sagrado, que nenhuma pessoa ritualmente impura tinha acesso. Os nomes das portas da esplanada, têm origem na Mishná. As obras realizadas na época macabéia delimitaram o espaço do templo, as reformas feitas por Herodes, não influenciaram muito na verdadeira área de construção do templo.
            O espaço literário canónico, estabeleceu-se na época macabéia, embora até o ano 70 dC alguns grupos judeus, tentaram ampliar o cânon bíblico.
            No século II aC, já existia uma colecção dos livros proféticos. O prólogo do livro de Daniel, foi escrito por Ben Sira, que menciona a Lei e os Profetas e os restantes livros. A colecção de livros proféticos estava composta pelos livros de: Isaías, Jeremias, Ezequiel e os doze Profetas Menores, segundo esta ordem, tal como aparece citado em Eclo 48 a 49.
            Deste modo no século II aC, os judeus reconheciam em geral um cânon formado pela Torá, pela Lei e os Profetas e os Escritos.

                                                                                        

Sem comentários:

Enviar um comentário