I Macabeus
descreve os primeiros trabalhos de construção do Templo de Jerusalém e a Mishná.
Este era o espaço sagrado, que nenhuma pessoa ritualmente impura tinha acesso.
Os nomes das portas da esplanada, têm origem na Mishná. As obras realizadas na
época macabéia delimitaram o espaço do templo, as reformas feitas por Herodes,
não influenciaram muito na verdadeira área de construção do templo.
O espaço literário canónico,
estabeleceu-se na época macabéia, embora até o ano 70 dC alguns grupos judeus,
tentaram ampliar o cânon bíblico.
No século II aC, já existia uma
colecção dos livros proféticos. O prólogo do livro de Daniel, foi escrito por
Ben Sira, que menciona a Lei e os Profetas e os restantes livros. A colecção de
livros proféticos estava composta pelos livros de: Isaías, Jeremias, Ezequiel e
os doze Profetas Menores, segundo esta ordem, tal como aparece citado em Eclo 48 a 49.
Deste modo no século II aC, os
judeus reconheciam em geral um cânon formado pela Torá, pela Lei e os Profetas
e os Escritos.
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