sexta-feira, 20 de março de 2015

O Cânon Correspondente ao Templo da Época Herodiana

Segundo Flávio Josefo no ano 18, Herodes decidiu ampliar a esplanada e construir um templo segundo o estilo cesáreo.
            As áreas destinadas à construção, não estavam afectadas pelas leis de pureza. Era necessário assinalar com precisão os limites entre o espaço sagrado primitivo e as zonas acrescentadas por Herodes.
            As Escrituras permitem-nos conhecer a posição de algumas correntes judaicas em relação ao cânon bíblico, através de diversas fontes. Os escritos do Mar Morto prova-nos a extensão do cânon entre os essenios, as obras de Filon mostra-nos a profundidade de conhecimento acerca das Escrituras, que as pessoas das zonas gregas tinham.
            Os escritos do Novo Testamento permitem-nos saber qual era o cânon veterotestamentário dos primeiros cristãos de origem judia. Fontes históricas transmitem-nos informações sobre os livros inspirados, que pertenciam ao cânon judeu.
            Em inícios do século I dC os rabinos da Palestina, revisaram o texto grego de alguns livros bíblicos, pois o texto grego continha muitas diferenças com relação ao texto hebraico. Os livros que foram revisados foram os livros de Josué e Reis, que pertencem a secção dos Profetas anteriores, o livro de Isaías e Ezequiel, que pertenciam aos Profetas posteriores, o livro de Juízes, os livros de Samuel, as partes acrescentadas no livro de Jeremias, Salmos e os livros dos Profetas Menores, cujo texto foi justamente encontrado na cova de Nahal Hever, próximo do Mar Morto.
            Existem alguns livros, nomeadamente o de Ester, Tobias e Eclesiástico, que não foram alvo de revisão. A versão grega de Ester contém muitas diferenças do original hebraico. Os livros de Tobias e Eclesiástico, foram somente inseridos no cânon grego e de igual forma, não despertou o interesse dos rabinos em revisar estes livros.
            Os rabinos responsáveis por reverem os livros, tinham como referência o cânon de livros sagrados coincidentes com o posterior cânon rabínico, neste cânon, não estão inseridos o livro de Ester e Eclesiastes. O livro de Ester já era conhecido pelos judeus helénicos, o livro de Eclesiastes foi traduzido tempos mais tarde, após o rabinismo ser favorável a sua canonização. O cânon de 22 livros, que não inclui o livro de Qohelet e Ester, constituem seguramente a forma mais antiga e original do cânon bíblico.



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