O cânon
veterotestamentário foi guiado pelos critérios de autoridade e antiguidade,
reconhecendo o carácter sagrado daqueles livros, podia-se encontrar a sua
origem e a época em que foi escrito, que teria que ter sido antes em que a
cadeia sucessória dos profetas tornou-se definitiva, no reinado do rei
Ataxerxes. Os livros canónicos teriam que ser escritos antes desta data.
“Os
essenios de Qúmram tinham um critério mais amplo de canonicidade. Consideravam
que a inspiração profética não havia terminado com Malaquias. Novos livros
apresentaram-se com novas revelações. O livro de Enoque, pseudo-epígrafo,
contém novas revelações ‘ segundo o que me foi mostrado em uma visão celestial,
e o que sei pela palavra do santo anjo e aprendi das tábuas celestes’ (81:2 e
103:2 e 3)”[1]
“O término leva implícita a distinção entre
os livros inspirados e não inspirados, autorizados e não autorizados. Esta
distinção é muito difícil de aplicar no caso de livros como os de Tobias,
Sabedoria, Ben-Sira, Enoque, Jubileus e alguns escritos de Qúmram.”[2]
A literatura religiosa desprovida de limites demarcados, torna-se vaga,
mas expressa melhor a realidade, que o término “cânon”, que segundo Beckwith, é
aplicado a uma colecção já estabelecida na época macabéia.
Nas discussões rabínicas sobre o carácter inspirado de um livro entravam
considerações tais como, o possível carácter secular do livro em questão, e as
possíveis contradições de um livro determinado, a respeito das leis contidas na
Torá. Os diferentes modos de harmonizar passagens bíblicas contraditórias,
conduziram à formação de diferentes escolas de interpretação e foram um
elemento acrescentado na progressiva diferenciação entre as grandes escolas de
saduceus, fariseus e essenios. A literatura rabínica posterior tratou de
resolver toda a contradição entre os textos que integram o cânon.
Os numerosos intentos para resolver
dúvidas acerca de contradições bíblicas, demonstram que o carácter canónico
destes livros, não era posto em causa, pois pelo contrário, não fariam tantos
esforços.
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