segunda-feira, 18 de julho de 2011

Messianismo no Livro de Números

O livro de Números trata de uma diversidade de temas, uma parte poética, uma parte profética e outra parte legislativa.
            Os escritos de Moisés narram o desenvolvimento da história do Povo de Deus e das consequências derivadas de obedecer à revelação divina.
         Em Números a simbologia do messianismo de Jesus, se encontra em Números 21: 4-9, altura em que o povo se queixava por falta de água, semelhante ao relato do Êxodo, Moisés intercedeu pelo povo, o facto que difere entre o relato de Êxodo e o de Números, consiste em que em Êxodo, Deus estava disposto a conceder-lhe o pedido e em Números Deus iria puní-los com serpentes venenosas, para todo o povo, incluindo os animais.
            Na Bíblia o fogo significa purificação, segundo Baruch A. Levine em seu livro Numbers 21-36 A New Translation with Introduction and Commentary, o veneno das serpentes queimava, conotando assim, um efeito venenoso.
            Deus ordena a Moisés a fazer uma serpente de bronze e colocar em uma haste, segundo os profetas Isaías e Jeremias a haste simboliza Cristo e tem seu cumprimento em João 3:14 e 15. A serpente é feita de bronze, devido a uma crença do Próximo Oriente Antigo, um praticante atraía as serpentes venenosas e induzia-as a que soltassem todo o veneno.