terça-feira, 15 de dezembro de 2015

1.2 Esdras 9 e 10

Esdras, devido ao povo estar no exílio, quando o povo voltou para Israel viu que os sacerdotes estavam casados com pessoas que não pertenciam ao povo de Deus, bem como israelitas que não pertenciam à linhagem sacerdotal, os próprios governadores, quiseram mudar esta situação e os chamaram a atenção, porque possivelmente estas
                                                                                               

esposas praticavam seus hábitos pagãos dentro de suas casas.[1] O povo de Deus deve estar apartado de todas as coisas que o podem separar de Deus e do caminho que leva a vida eterna.
                Em Esdras capítulo 10, vemos a descrição do processo de divórcio, e como Esdras se humilhou perante Deus para purificar a nação israelita e com a ajuda e influência de Secanías. A pedido de Secanías, além de divorciar-se das esposas, que com elas levassem as crianças, porque estas, principalmente as maiores, já tinham sido influenciadas pelo paganismo. E se diz de modo explícito que isto se fez para honrar a Deus fazendo o que Ele quer. Esdras não queria que o povo caísse em pecado novamente, já que tinham sido abençoados, por terem voltado para a sua terra de origem. Este foi um acto baseado na fé, em um período de arrependimento em um pacto com Deus.




[1] COMENTARIO BIBLICO ADVENTISTA, tomo 3, Biblioteca Eletronica, APIA

Sem comentários:

Enviar um comentário