sábado, 12 de dezembro de 2015

3.4 A Relação com os Sogros

Os sogros são os pais dos cônjuges, que a partir do casamento, dão independência financeira, e à nível de segurança e protecção. Para os pais é muito difícil percorrer este percurso, porque deixam os filhos à mercê das dificuldades da vida e quanto mais idade têm os filhos, os problemas são mais difíceis de resolver, porque as consequências têm maior impacto.
            Quando uma pessoa casa tem que levar em consideração que a esposa, pode se esforçar para agradar o marido, mas as vezes pode não ser igual ao modo que a sua sogra fazia e o marido deve ser compreensivo.
            Para desenvolver um bom relacionamento com os sogros é necessário:
·         Morar em uma casa, que não seja a dos pais ou sogros
·         Não pensar que os pais, ou os sogros devem suportá-lo financeiramente.
·         Não dar atenção excessiva aos pais, porque o cônjuge, pensa que está sendo roubado, porque não tem a atenção do cônjuge.
·         Não deixar os filhos periodicamente com os pais ou sogros. Os filhos têm que estar com os pais.
·         Não esquecer das datas de aniversário dos pais e dos sogros
·         Expressar verbalmente os sentimentos positivos que a pessoa tem pelos seus pais, para que eles saibam que são importantes na sua vida.
·         Saber como o relacionamento se tornará mais saudável, se é através de visitação ou telefonemas.[1]

Os sogros e pais têm que contribuir para a felicidade dos seus filhos.
É através do amor mútuo que se consegue o descanso que os problemas da vida trazem. O amor verdadeiro, traz plena felicidade para o casal, porque a intenção é fazer o cônjuge feliz e não satisfazer os seus próprios desejos, para contribuir apenas para a sua felicidade. Criando a harmonia do casal durante o casamento.
Outros conflitos poderão somente ter solução no contencioso, tendo o casal que recorrer a um mediador.


Há três fases na resolução de um conflito: redução da tensão, detecção das necessidades e problemas e reconstrução em comum da relação.
A sexualidade é o ponto auge de um bom relacionamento e nunca uma forma para resolver um conflito.
Existem algumas regras a ter em conta para evitar conflitos, que podem surgir no exterior do relacionamento do casal. Um dos exemplos pode ser o relacionamento de cada cônjuge com os seus sogros. Alguns conselhos a levar em conta para evitar atritos com os sogros e os cônjuges são: manter a independência económica e afectiva.






[1]KEMP, Jaime Op. Cit, p.115-116

Sem comentários:

Enviar um comentário