domingo, 27 de março de 2016

A Obra de Jesus no Santuário




            O santuário foi dado à Humanidade para que esta visse que existe solução para o pecado.
            A obra de Jesus é a de salvar e interceder pelo pecador. Jesus é representado em todos os rituais do santuário, especificamente em Daniel 8, é mencionada a função de Jesus como salvador e sacerdote, deste modo Ele fica capacitado para purificar o santuário. Esta função de purificar o santuário, é simbolizada no santuário no dia da expiação.

 A Purificação do Santuário

            Segundo Daniel 8,14, a purificação do santuário é realizada após os 2.300 anos proféticos, que se inicia na época do Império Persa, porque a palavra visão (hazeh) inclui todas as imagens que Daniel viu, se iniciando no Império Persa, e o seu término conseguimos saber em Daniel 9: 24-27. Com a cronologia dos decretos nos tempos de Esdras e Neemias e encontramos a data de início 457 a.C, através do método profético dia-ano, chegamos a 1844 d.C.
            Quando Daniel se referiu a purificação do santuário, ele sempre teve em mente o templo de Jerusalém, pois este era a representação do santuário celestial.

Seus sacerdotes eram tipos de nosso Senhor em seu sacerdócio mais perfeito. Seu ministério se cumpria como exemplo e sombra do ministério de nosso Sumo-Sacerdote no céu. O santuário onde serviam, era um tipo ou figura do verdadeiro que está nos céus, onde nosso Senhor Jesus exerce seu ministério.
Todos estes feitos se apresentam claramente em Hebreus 8:4,5. Este testemunho demonstra que o ministério dos sacerdotes terrenais era uma sombra do sacerdócio de Cristo
Isto se evidencia nas indicações que Deus deu a Moisés É o santuário o verdadeiro tabernáculo que está no céu, onde ministra nosso Senhor segundo menciona em Hebreus 8:2 [1]



 A purificação do santuário se realiza através de um julgamento que Deus fará depois de 1844, que a Igreja Adventista do Sétimo Dia, denomina como Juízo Investigativo, acto este, que investiga os corações e intenções dos seres humanos e a quem querem servir, ao Deus verdadeiro ou ao chifre pequeno, visto que o chifre pequeno subtilmente estava julgando a Deus e querendo provar ser superior ao próprio Deus. Através do Juízo Investigativo, Ele irá mostrar quem obtém a verdade, porque o final da purificação do santuário ocorrerá quando Cristo voltar para buscar os redimidos, conforme nos afirma Daniel 7:11.
           
Daniel 8 é uma profecia que mostra os serviços do santuário pelo seu simbolismo. Haviam dois tipos de serviços no santuário: o diário e o anual. O sacrifício diário é referido como sendo objecto de conquista entre o Príncipe e o chifre pequeno, pois o sacrifício diário pertencia ao Príncipe.
A sua santidade foi corrompida por ídolos[2]


            Era necessário o ritual tanto do sacrifício animal, quanto a porção que era comida pelo sacerdote, para que o perdão fosse dado ao pecador. 
            Levítico trata, do pecado e da maneira como os seres humanos podem ser perdoados. Segundo William Shea, alguns capítulos de Levítico têm correspondência com Daniel 8. Levítico 1-7 tem a sua correspondência com Daniel 8:14a e Levítico 16 corresponde a Daniel 8:14b. Levítico 1-7 nos fala sobre pecados, o justo perdão e a gravação dos pecados no santuário, em Daniel 8:14a menciona as actividades do Príncipe como sumo-sacerdote celestial e a verdadeira aplicação do serviço diário durante os 2.300 dias. Levítico 16 trata da purificação e restauração do santuário através do julgamento final e Daniel 8:14b trata do Julgamento no final dos 2.300 dias e é o clímax dos serviços diários.[3]
Em Daniel 8,14 é dito que o santuário será purificado, porque nos versículos 11 e 12 do mesmo capítulo, vemos que o santuário tinha sido contaminado, além dos pecados da Humanidade, pela tentativa de Satanás, através do chifre pequeno de querer exercer uma função que não lhe corresponde, Daniel menciona o sacrifício contínuo, que é a razão de ser do santuário, para que o ser humano possa ser perdoado por Deus, justamente o aspecto em que Satanás decidiu atacar, para que estivéssemos perdidos para sempre, mas Deus é soberano em todas as coisas e Ele não deixa as Suas criaturas se perderem. A Bíblia no seu todo, e o livro de Daniel em particular, nos mostram que o verdadeiro santuário é o santuário celestial e que Jesus exerce o verdadeiro sacerdócio. Esta é uma disputa espiritual, realizada por ideias teológicas e crenças, esta é a única forma de tentar disputar algo com Deus.
            A purificação do santuário começa em 1844, altura em que a reforma protestante já havia iniciado, e pairava nos corações das pessoas, que algo iria acontecer e que provavelmente, segundo estudos da época, Cristo voltaria à Terra, para buscar os redimidos, pois a Roma papal já tinha tido a sua época de esplendor, a Idade Média, este Império, terminará completamente quando suceder o julgamento de Roma Papal com a volta de Cristo.
             




[1] SMITH, Urias. Las profecías de Daniel y Apocalipsis Tomo I, Daniel Mountain View, Pacific Press, 1949
[2] SHEA, William. The Abundant Life Bible Amplifier- Daniel 7-12. Idaho, Pacific Press, 1996
[3] Ibidem

Sem comentários:

Enviar um comentário