sexta-feira, 25 de março de 2016

Jesus e o santuário em Daniel 8

Em Daniel 8 o santuário é nos apresentado, para que possamos ter uma visão, não somente do que iria acontecer na História Universal, mas que estes simbolismos nos levassem a reflectir, na importância da direcção de Deus e no valor do sacrifício contínuo.


1.1  Medo – Pérsia e Grécia na Profecia


Neste capítulo o relato se inicia, mencionando o final do Império Persa e a vitória do Império Grego, desenvolvendo como será o Império Grego e qual será o Império que o sucederá. O Império Persa é simbolizado por um carneiro, porque este império libertou o povo de Deus do cativeiro e respeitou as suas crenças. No santuário o carneiro simboliza a salvação.
A Grécia é representada pelo bode essencialmente por duas razões: a primeira razão é porque este era o símbolo da Grécia, os gregos antigamente eram conhecidos como Egedas, que significa cabras.[1] A segunda razão é que segundo os símbolos do santuário, o bode tem como função carregar os pecados da Humanidade. O Império Grego depois da morte de Alexandre, o Grande, após muitas guerras se dividiu em quatro reinos, distribuído pelos seus quatro generais: Cassandro, Seleuco, Lisímaco e Ptolomeu, pois de um dos reinos gregos, surgiria o chifre pequeno, que tentaria destruir a Verdade. Deste chifre pequeno surgiria o Império Romano nas suas duas fases Imperial e Papal.
            Os símbolos escolhidos representam bem o que iria acontecer, pois na natureza, um carneiro não mataria um bode, por isso, facilmente Alexandre, o Grande, conquistou a Pérsia.

O chifre pequeno nunca poderia ser uma pessoa, que alguns eruditos pensam ser Antíoco IV Epífanes, porque uma pessoa nunca conseguiria ser ao mesmo tempo uma potência independente e um chifre notável, como o chifre pequeno[2]
O chifre pequeno tenta tomar o lugar de Jesus Cristo, negando que Jesus é o Príncipe dos Príncipes, estando em oposição da Segunda Vinda de Cristo.
O chifre pequeno surge com mais ímpeto e força durante o Império Romano, porque ao longo da História foi se preparando o terreno para que ele se revelasse plenamente. A assolação está composta de todos os impérios e a prevaricação está composta pela fase religiosa de todos os impérios, pois todos a seu modo, dificultaram a vida daqueles que pretendiam seguir à Deus, porém o Império Romano teve mais energia que os outros impérios, indo contra todas as regras eticamente estabelecidas.
            O capítulo 8 a partir do versículo 14 nos indica a época em que o santuário será purificado e qual seria a obra do chifre pequeno.



[1] SMITH, Urias. Las profecías de Daniel y Apocalipsis, Tomo I Daniel, Mountain View, Pacific Press, 1949
[2] Ibidem

Sem comentários:

Enviar um comentário